quinta-feira, 5 de março de 2015

Cuidados com as unhas

As unhas bem cuidadas, devem ser aparadas para desviar o acúmulo de sujeira e mantidas preferencialmente no formato quadrada para evitar encravar. As cutículas ao contrário que mundo pensa, deve se retirada com cautela, o ideal é retirar só o excesso, pois ela forma uma barreira protetora contra a invasão de microrganismos causadores de doenças pois isso deixa a unha desprotegida e facilita a entrada de fungos e bactérias.

As minhas unhas, eu mesma gosto de retirar o  excesso de cutícula, e  sempre pinto com esmalte nude, no mercado de cosméticos há inúmeros produtos destinados às unhas, como esmaltes, brilhos, bases, hidratantes e fortificantes, isso já facilita a vida da mulherada que gosta de fazer as unhas em casa.  Tenho 2 amigas que tem alergia a esmalte, mas isso hoje em dia não é mais um problema, o mercado está oferecendo várias opções de esmaltes Antialérgico. Procure usar somente produtos devidamente registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
 

As unhas pintadas por logo prazo pode enfraquecer, deixe-as sem esmalte uma semana por mês, no mínimo, para descansar, pois o uso ininterrupto de esmalte causa ressecamento e enfraquecimento das unhas, durante o período intervalo, deve haver a aplicação de hidratantes próprios de unhas, para evitar o ressecamento, uma dica poderosa no intervalo de uma semana sem pintar as unhas, o ideal é hidratar com a pomada bepantol.



Os esmaltes vermelhos fazem sucesso com a mulherada, só que na hora de remover vem a dor de cabeça, deixa a unha machada e geralmente as manicure tem o hábito de lixar a parte de cima da unha para limpar as manchas, isso pode ser prejudicial, pois retira camadas de queratina  deixa as unhas mais frágeis e finas. Se, no salão de beleza, a profissional fizer esse tipo de sugestão, recuse, dê preferência aos removedores de esmalte

As unhas dos pés merecem atenção redobrada, pois pode surgir muitos problemas nas unhas, causados por procedimentos de manicure, ou até mesmo sapatos fechados, unhas encravada, não enxugar os pés corretamente, eu sou prova viva disso, costumo usar sapatilha frequentemente e as unhas ficam abafadas, com isso minhas unhas dos pés, especialmente a do dedão, está ficando toda fofa por baixo e unha cai, incio um tratamento hoje, depois conto o resultado. 

Um comentário: